e1377363f27e0d38af6ee95bbdc0030ad0f4878c
  • Madtech

A Madtech e os ODS da ONU


Conheça os ODS da Madtech na Amazônia


Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.


A Madtech, desde sua concepção, foi estruturada segundo os ODS da ONU, afinal, nosso interesse é ser um negócio de impacto real e escalável, além de fomentar na região amazônica, abordagens mais atuais a nível internacional acerca do empreendedorismo sustentável.


Conheça quais são os Objetivos Globais que a Madtech implementa:


Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

  • Pequenas e médias empresas que se comprometem com o processamento industrial e com as indústrias manufatureiras são as mais decisivas para os primeiros estágios da industrialização e são geralmente as maiores geradores de emprego. São responsáveis por 90% dos negócios no mundo e contabilizam entre 50 a 60% dos empregos.

Nosso papel: Nosso objetivo é atingir níveis mais elevados de produtividade por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação ( impressão em 3D de madeira biossintética)


Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

  • A indústria manufatureira é importante para geração de empregos, somando aproximadamente 470 milhões dos empregos no mundo em 2009 – ou cerca de 16% da força de trabalho de 2,9 bilhões. Estima-se que existiam mais meio bilhão de empregos na área em 2013.

  • O efeito da multiplicação de trabalhos industrializados impactou a sociedade positivamente. Cada trabalho na indústria gera 2,2 empregos em outros setores.

Nosso papel: Trabalhamos na promoção da industrialização inclusiva e sustentável. Desenvolvendo um material inovador, confiável, sustentável e resiliente, com base econômica, bem-estar humano e a preços acessíveis para todos.



Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

  • Metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vive nas cidades atualmente. Em 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. 828 milhões de pessoas vivem em favelas e o número continua aumentando.

  • As cidades no mundo ocupam somente 2% de espaço da Terra, mas usam 60 a 80% do consumo de energia e provocam 75% da emissão de carbono. A rápida urbanização está exercendo pressão sobre a oferta de água potável, de esgoto, do ambiente de vida e saúde pública. Mas a alta densidade dessas cidades pode gerar ganhos de eficiência e inovação tecnológica enquanto reduzem recursos e consumo de energia.

Nosso papel: Fomentamos a urbanização inclusiva e sustentável, trabalhando prioritariamente a questão residual, onde transformamos resíduos em produtos de alto valor agregado a preços acessíveis.


Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

  • A população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050; o equivalente a três planetas seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais.

Nosso papel: Tendo a educação ambiental como base estratégica que viabilizará a obtenção de matéria-prima, nosso alvo é estimular pessoas em todos os lugares, a terem consciência para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.


Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

  • Os oceanos cobrem três-quartos da superfície da Terra, contém 97% da água do planeta e representam 99% da vida no planeta em termos de volume. Mundialmente, o valor de mercado dos recursos marinhos e costeiros e das indústrias é de 3 trilhões de dólares por ano ou cerca de 5% do PIB (produto interno bruto) global.

  • 40% dos oceanos do mundo são altamente afetados pelas atividades humanas, incluindo poluição, diminuição de pesca e perda de habitats costeiros.

Nosso papel: Com o projeto ECOBARREIRAS atuando nos rios da amazônia, temos por meta reduzir significativamente a poluição marinha, especialmente, advinda de atividades terrestres. Queremos evitar que toneladas de resíduos plásticos cheguem aos oceanos e comprometa, ainda mais, a vida marinha.


Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

  • Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano.

  • Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Isso inclui 70 milhões de indígenas. Florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres.

  • Das 8.300 raças animais conhecidas, 8% estão extintas e 22% estão sob risco de extinção. 80% das pessoas vivendo em área rural em países em desenvolvimento dependem da medicina tradicional das plantas para ter cuidados com a saúde básica.

Nosso papel: Por meio da madeira biossintética, queremos promover a implementação da gestão sustentável de florestas, oferecendo um substituto viável para madeira extrativa tradicional, amenizando dessa forma, o desmatamento.





37 visualizações

© 2018 Madtech