e1377363f27e0d38af6ee95bbdc0030ad0f4878c
 
  • Madtech

Alunos da UFPA estão entre finalistas em evento internacional da ONU


Alunos da UFPA em evento da internacional da ONU
Madtech

Os alunos Maria Eduarda Braga, Melquisedec Negrão, Leonardo Oliveira, Renan Brandão (UFPA) e Wallace Santos (FACI) estão entre os finalistas do Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho 2017, promovido pela ONU Meio Ambiente, em parceria com a Think Beyond Plastic, com o Projeto Oceanic Forest. A iniciativa concorrerá na última etapa da competição, que será realizada em março de 2018, durante a 6ª Conferência Internacional sobre Lixo Marinho, em San Diego, nos Estados Unidos.


O Projeto Oceanic Forest trata-se de uma iniciativa de inovação na produção de madeira ecológica, com base no recolhimento de resíduos, como garrafas PET, pneus, e também de resíduos naturais, como caroços de açaí e cascas de coco dos rios e mares, e posteriormente serão reaproveitados para a produção da madeira ecológica. O objetivo principal do projeto é conseguir diminuir os níveis de desmatamento e a poluição dos rios e mares no Brasil.


De acordo com a estudante de Economia Maria Eduarda Braga, uma das responsáveis pelo projeto, a iniciativa é importante para a transformação e conscientização dos negócios. “Ideias que ajudam a colaborar com a redução dos danos ao meio ambiente são inovadoras, e isso nos mostra a importância de negócios preocupados com a questão ambiental”, afirma. O professor José Nazareno dos Santos, diretor da Faculdade de Economia, ressalta a importância de projetos como o Oceanic Forest, que visam à conscientização do uso dos recursos naturais. “A quantidade de lixo hoje depositada no fundo dos mares é gigantesca, e projetos que visam reduzir esse depósito devem ser recebidos com entusiasmo e colaboração”, aponta o professor.


O grupo de alunos já havia anteriormente ganho o “Desafio Inove+”, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, na categoria “Negócio de impacto”, com a startup MadTech. A estudante Maria Eduarda Braga fala sobre a importância de agora poder representar o Estado em um evento internacional, “Ter ganho o ‘Inove+’ e agora ter a oportunidade de ser finalista em um evento internacional é ser exemplo para o nosso Estado e dizer que podemos desenvolver coisas aqui e podemos ser referência para o mundo”, conclui a aluna. O professor José Nazareno também auxilia os alunos na busca por ajuda financeira para a ida aos Estados Unidos, por meio de patrocínio e/ou contribuições para o custeio da viagem.


Desafio de Inovação Sobre Plástico Marinho - A iniciativa busca reconhecer projetos de engenharia, design, monitoramento marinho e comunicação que apresentem soluções para o problema do lixo nos oceanos. Desde 2012, a ONU Meio Ambiente promove pesquisas voltadas para a inovação e produção e comercialização de plásticos, com foco em materiais recicláveis, design, produtos de consumo e negócios, a fim de gerar uma nova economia sustentável.


Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo